Como Utilizar um Engenheiro Civil!

domingo, 30 de maio de 2010

‘Pisa’ à moda chinesa

torre-pequim2.jpg torre-pequim.jpg

Edifícios que mais parecem esculturas são o retrato de um país que não pára de crescer

Não, estas fotos não registram o momento do desabamento, e sim o processo de construção de duas torres. Graças aos avanços tecnológicos o cálculo estrutural, baseado num sistema estático, sua construcao foi possível. Projeto do renomado Office for Metropolitan Architecture (OMA), assinado pela dupla de arquitetos Ren Koolhaas e Ole Scheeren, sócios do OMA, sendo Ole o chefe do núcleo de projetos asiáticos.

Trata-se da sede da Central Chinesa de Televisão (CCTV), em Pequim, composta por duas torres inclinadas envidraçadas, de estrutura totalmente metálica que dão apoio a toda a estrutura, inclusive em caso de tremor de terra.

Com 230 metros de altura (mais de 60 andares) e uma superfície de solo de 405 metros, os dois prédios em vez de paralelos, descaem na base num ângulo de 60 graus em relação ao solo. No topo, no entanto, para que se encontrem, desdobram-se num ângulo do 90 graus. Um projeto que custou cerca de 600 milhões de dólares, totalizando uma área construída em torno de 500.000 m². Só o Pentágono ultrapassa em termos de área a Torre da CCTV. Numa das torres localiza-se a sede propriamente dita, onde funciona a produção e a administração, enquanto a outra agrega hotel, teatro, centro de exposições e visitações.oma.jpg

Fonte: http://ideiasdespedacadas.wordpress.com/2008/03/04/cctv-pisa-a-moda-chinesa/





Um comentário:

  1. olá! adorei seu blog. eu tambem curso o primeiro semestre na engenharia civil,no estado de Minas, na FUNORTE,
    eu criei este blog no endereço abaixo para um trabalho da facu, visualiza ai
    http://engenheirosmoccity.blogspot.com/

    ResponderExcluir