Como Utilizar um Engenheiro Civil!

domingo, 30 de maio de 2010

Viaduto de Millau - Ponte Mais Alta do Mundo







Atravessando quase 2.5km no Rio Tarn no Sul da França, o viaduto de Millau é a ponte mais alta do mundo e um dos mais espetaculares feitos da engenharia moderna. Desenvolvido pelo arquiteto Lord Norman Foster, a 342 metros, a ponte de cabo fixa de seis pistas é sustentado por dois pontos de âncora nos dois lados, e sete pilastras, a travessia passa pelo Vale Tarn em uma altura de 245m. No total, o projeto consumiu 19.000 toneladas de aço reforçado de concreto, 5.000 toneladas de aço reforçado para cabos, e 85.000 metros cúbicos de concreto.



O piso da ponte foi construído no solo, no final do viaduto e deslocado lentamente de uma torre até a outra, com oito torres temporárias, em aço, provendo sustentação adicional. O movimento era monitorado por um sistema controlado por computador, que acionava macacos hidráulicos que se moviam a uma velocidade de 600mm a cada quatro horas. Para compensar a expansão e contração, cada coluna se divide em duas colunas mais finas e flexíveis debaixo da pista de rodovia. Isso cria uma estrutura em forma de A sobre o nível do deque, afinando a silhueta da ponte, reduzindo seu impacto na paisagem ao redor.



Desenvolvido para suportar as mais extremas condições do tempo e atividade sísmica, o viaduto Millau tem uma garantia de 120 anos. Para proteger motoristas de ventos violentos, a estrutura foi equipada com telas protetoras e fortes barreiras de colisão.A construção do viaduto de Millau levou apenas 38 meses. Pouco tempo, dadas as dimensões impressionantes da obra. O tabuleiro tem 2.460 metros de comprimento, 32 metros de largura e 4,2 metros de espessura.



A ponte assenta em 7 pilares, sendo o sétimo pilar o mais curto, mas ainda assim com 77 metros de altura. O pilar mais alto é o segundo, com 244,8 metros. Os travamentos entre pilares são suspensos com dois tirantes. Estes tirantes são fixos por séries de 22 aos mastros, que se apoiam nos outros pilares.Cada mastro ultrapassa o tabuleiro em 87 metros. Por outras palavras, o pilar mais alto e o seu respectivo mastro perfazem 340 metros, ou seja, mais 19 metros que a Torre Eiffel. O tabuleiro passa pelo vale do rio Tarn a 270 metros de altura do solo. Só o tabuleiro da Ponte Gorge no Colorado (EUA) consegue ser ainda mais alta, mas é um outro tipo de ponte, sem mastros.O viaduto de Millau tem um peso total de 242.000 toneladas, o que é muito pouco no dizer dos especialistas. É a utilização do aço que lhe permitiu tal leveza.

Fonte: http://www.discoverybrasil.com/guia_maquinas/maquinas_engenharia_hidraulica/maquinas_viaduto_millau/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário