Como Utilizar um Engenheiro Civil!

domingo, 30 de maio de 2010

Bahrain World Trade Center - Turbinas Eólicas



O Bahrain World Trade Center é um complexo comercial localizado no Reino de Bahrain, na cidade de Manãma (ilha próxima a Qatar, pertinho de Dubai).


O edifício é composto por duas torres simétricas projetadas em forma de vela, com uma altura de 240 metros dispostos em 50 andares. As torres são ligadas através de três pontes e cada uma tem anexado a sua estrutura uma turbina eólica de 29 metros de diâmetro movidas pela energia do vento. As turbinas geram cerca de 225 kW máximos com ventos entre 15 e 20 m/s, totalizando 775 kW de energia eólica. O objetivo é que a brisa do Golfo Pérsico gere energia capaz de reduzir o consumo de energia elétrica do prédio em até 15%. Isso representa cerca de 1,3 mil MWh por ano, suficientes para iluminar 300 casas populares e deixar de emitir 55 toneladas de carbono anuais.


A Atkins, responsável pela projeto, desenvolveu as torres de forma que o vento fosse afunilado para as turbinas, dando um perfil elíptico as torres, forma pouco comum para prédios desse porte. Testes em túnel de vento mostraram que o desenho das torres acelerava o vento para as turbinas em até 30%, o que garante maior eficiência nos ganhos de energia.


Recebeu inúmeras premiações internacionais por seu comprometimento com o meio ambiente como reconhecimento do público aos indivíduos e empresas que alcançaram o mais alto padrão de sustentabilidade através do projeto e da construção civil.
Fonte:http://engenhariacivilnanet.blogspot.com/2009/08/bahrain-world-trade-center.html

Um comentário: